segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

O Perfume da Dama de Negro - 1974 - Legendado




Sinopse

Uma cientista industrial obcecada pelo trabalho passa a sofrer com traumas de sua infância. Seguindo à cartilha do gênero, o filme é confuso, cheio de personagens esquisitos e mortes brutais, mantendo sempre um envolvente clima sobrenatural que dá um toque ainda mais sombrio à essa desconhecida obra prima do giallo. Barilli, que já tinha em seu currículo o roteiro do também clássico WHO SAW HER DIE, de Aldo Lado, leva o espectador a um verdadeiro estudo da mente da personagem central, repleto de alucinações e paranóias. Ótima trilha de Nicola Piovani. Inspirado no livro homônimo de Gaston Leroux. 



O FILME

Único. Resultado de um acasalamento entre todos os tipos de genes, espécies e estilos, ainda que parido sob o mais inconfundível sangue italiano.

Espécie de reação à loucura e àquela narrativa erradia dominante no cenário do horror comercial europeu. Barilli (que fez apenas dois filmes) acende em O Perfume da Dama de Negro uma luz de consciência em plena esquizofrenia e efervescência gialli da primeira metade dos anos 70, realizando uma obra-prima solene, exuberante, que dialoga com o cinema de Polanski e de Hitchcock, que assume como esqueleto a cadência clássica repudiada pelos seus compatriotas, mas que ainda esconde lá no fundo um coração inegavelmente italiano.

A começar pelo visual extremo. Por mais que a classe do suspense inglês esteja viva em cada movimento, em cada um daqueles planos internos desenhados e cada passo que a hipnótica Mimsy Farmer dá em direção ao escuro, a euforia dos anos 70 pesa a mão na direção de arte e as composições de Barilli energizam-se de luzes, espelhos, quadros, vasos e todo tipo de tralhas coloridas e papéis de parede psicodélicos num desarranjo que parece querer encontrar sua harmonia pelas vias do caos. O curioso é essa estética toda berrante fluir tão suavemente em conluio com a sobriedade de uma câmera que captura tudo, no mais amplo e literal dos sentidos.

De Polanski, O Perfume da Dama de Negro herda sem pudores aquele climão todo metafísico que pula sem parar do plano real para o outro e que é a grande ‘prisão pros sentidos’ em O Bebê de Rosemary (Rosemary's Baby, 1968). Inútil dizer que “o diretor confunde o onírico e o tangível etc.” porque – e daí a principal diferença para a obra de Roman Polanski –, sinceramente, não há distinção; não há o que aconteceu e o que poderia ter acontecido, não se pode especificar onde termina um e onde começa o outro porque eles não chegam a existir realmente em algum momento. Barilli joga o filme a um andar onde tais valores são irrelevantes. O Perfume da Dama de Negro simplesmente flui não importando se há de fato uma conspiração, se há um feitiço, um mecanismo de ilusões, influência do Cão... Tudo, não importa o que seja, torna-se verdade num filme que te faz acreditar no que ele bem entender.

O controle é absoluto. Poucas vezes a manipulação de elementos e atmosfera foi tão eficiente em produzir as mais estranhas sensações. Em cada “presente” que ela recebe, cada aparição da mãe ou da menina, cada cena em que Barilli faz de Mimsy Farmer mais um dos vários objetos pra composição de cena em algum plano dentro do apartamento que, sob a lente do italiano, traveste-se de uma outra e macabra dimensão. Isso fora a trilha extraordinária que te desafia a não olhar para trás em cada momento que resolve aparecer.

É horror climático, é psicológico, claustrofóbico, sobrenatural, gótico, giallo… E é lindo acima de tudo. Porque há uma sincronia e um senso de unidade tão perfeito funcionando secretamente entre esses elementos que eles acabam, por mais díspares, fundindo-se num só, e o único gênero no qual O Perfume da Dama de Negro acaba mesmo se encaixando é aquele dos filmes absolutamente inesquecíveis. Por: L. H. Boaventura


O Diretor Francesco Barilli
Francesco Barilli:
Pertencente a uma família de artistas (e neto do pintor Cecrops Barilli) em 1963, começou a colaborar com o diretor Antonio Pietrangeli que filmou "La parmigiana", em Parma, onde também teve uma pequena participação como ator .

No ano seguinte, Bernardo Bertolucci o escolheu como o intérprete principal de seu primeiro filme, Antes da Revolução. Em 1968 ele foi assistente de diretor de dois filmes de Camillo Bazzoni, "Vivo per la tua morte" e "Commando suicida". No mesmo ano estreou como diretor, com seu primeiro curta-metragem, "Nardino sul Po".

Ele dirigiu filmes e documentários (incluindo comerciais ), participou como ator em filmes, escreveu roteiros. De 1994 a 1996, ele dirigiu seis documentários sobre a natureza para a Geo & Geo.

Elenco

Mimsy Farmer
Maurizio Bonuglia
Mario Scaccia
Jho Jhenkins
Nike Arrighi
Lara Wendel
Aleka Paizi
Renata Zamengo
Ugo Carboni
Roberta Cadringher
Sergio Forcina
Gabriele Bentivoglio
Luigi Antonio Guerra
Carla Mancini
Donna Jordan
Orazio Orlando

FICHA

Título Original: Il Profumo Della Signora in Nero 
País De Origem: Itália
Ano De Lançamento: 1974
Gênero: Terror / Giallo 
Duração: 1h 39Min
Idioma: Italiano / Inglês

Informações do Arquivo

Qualidade de Video: 10
Qualidade de Audio: 10
Tipo de Arquivo: Mkv
Audio: Italiano
Legenda: Portugues
Tamanho do Arquivo: 1,75 gb

Download: minhateca

Senha: 1234

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