terça-feira, 15 de setembro de 2015

ESPECIAL EVIL DEAD: TUDO SOBRE TODOS OS FILMES DA FRANQUIA




Em breve sera lançado a serie Ash vs Evil Dead então colocaremos todos os filmes e curiosidades sobre um dos melhores filmes de terror da historia 

BRUCE CAMPBELL E SAM RAIME

O diretor Sam Raimi e o ator Bruce Campbell eram amigos de colégio, tendo feito vários filmes em super-8 antes da realização de Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio.

CENSURA

Curiosidades sobre Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio
A cena em que a personagem Cheryl é estuprada por árvores possuídas foi banida em alguns países. 

Na Alemanha o filme foi lançado nos cinemas e em vídeo no mesmo dia, devido a problemas com a censura local. Posteriormente foi proibido de ser exibido nos cinemas, mas permaneceu no top 10 local durante algumas semanas.


Na cena em que Cheryl é estuprada por cipós na floresta, Ellen Sandweiss tinha que correr pela mata descalça e de camisola. Sam teve que fazer várias tomadas, e na última seus pés estavam sangrando e com vários cortes na sola. Ellen entrou na cabana chorando dizendo que não queria mais participar do filme e queria ir embora. Robert e Bruce convenceram a atriz ficar.

PARA VER O VÍDEO LOGUE COM A CONTA NO YOUTUBE


A MESMA CENA SE REPETIU EM EVIL DEAD II MAIS DE UM MODO BEM BRUTAL


E NO EVIL DEAD DE 2013 A MESMA CENA SE REPETE COM A PERSONAGEM MIA



ASH EM HORA DO PESADELO

Em uma cena em que Nancy está assistindo “Evil Dead ” pode-se escutar o ruído da motosserra e ver Ash.




Donnie Darko assistindo Evil Dead


Propaganda para Tv de Evil Dead 2 com Sam Raime




LIVRO? MELHOR NÃO

Curiosidades sobre Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio

Sam Raimi queria que o título original fosse "Book of the Dead", mas o produtor Irvin Shapiro o modificou para "The Evil Dead". O motivo foi que o título proposto afastasse o público adolescente, pouco afeito à literatura.


Comparações dos livros de cada filmes

Cada filme do Evil Dead o livro a capa sempre aparece diferente a cada filme.

EVIL DEAD 1981



EVIL DEAD II 1987



ARMY OF DARKNESS 1992


EVIL DEAD 2013



JASON VAI PARA O INFERNO  1993


Vendo essa cena ainda existe esperança de um dia quem sabe Ash encontrar Jason em algum filme


BASTIDORES


O roteiro original previa que todos os personagens estivessem fumando maconha ao ouvirem pela 1ª vez a fita. Os atores resolveram fumar de verdade ao rodar a cena, mas a ideia não deu certo. O comportamento deles obrigou que a cena fosse posteriormente regravada. 
Após a conclusão da fotografia principal, na passagem de ano entre 1979 e 1980, a maioria dos atores deixou a produção. Entretanto ainda havia boa parte do filme a ser rodada, o que fez com que Bruce Campbell rodasse várias cenas com dublês, substituindo os atores principais. 
O sangue visto em cena é uma combinação de Karo com corante alimentício vermelho. Em determinado momento das filmagens a camisa de Bruce Campbell estava tão ensopada de sangue falso que, ao pegá-la, ela simplesmente quebrou. O sangue falso havia solidificado.



LUVA DO FREDDY KRUEGER NO EVIL DEAD II

Pensei que isso era mentira mais ao rever o filme encontrei essa cena que mostra a luva do Freddy na cabana, isso indica que logo teremos um encontro de Ash e Freddy

CARRO DO DIRETOR SAM RAIME QUE APARECE EM SEUS FILMES 

 OLDSMOBILE DELTA 88 ANO 1973 
 O carro que aparece no filme levando os cinco jovens até a cabana é do próprio Sam Raimi. Um Oldsmobile Delta88 ano 1973. O carro também está presente em outros filmes de Raimi, como em Homem Aranha, Arraste-me para o Inferno, no remake de Evil Dead, entre outros.

ROBERT TAPERT E SAM RAIMI FAZENDO UMA PONTA NO FILME
 Na cena inicial do filme, quando Ash e seus amigos estão no carro e o volante escapa da mão de Scott e o mesmo fala que só a buzina do carro funciona. Vemos dois homens na beira da estrada acenando para o carro. Os dois homens são na verdade Robert Tapert (Boné Vermelho) e Sam Raimi (Camisa Branca), fazendo uma pontinha no filme.


CABANAS DIFERENTES

A CABANA DA ESQUERDA É A ULTILIZADA EM THE EVIL DEAD,  JÁ A DA DIREITA EM  EVIL DEAD II
A cabana utilizada no filme pegou fogo logo após o lançamento de The Evil Dead. Uns dizem que alguns bêbados do local colocaram fogo sem querer, outros dizem que foi algo sobrenatural. A cabana que aparece em The Evil Dead 2 é uma reprodução da cabana do Tennessee.

REVISTA FANGORIA FALANDO SOBRE EVIL DEAD 

No festival de Cannes em 1982, Stephen King viu o filme pela primeira vez e ficou extremamente empolgado com Sam Raimi e escreveu uma crítica para a Revista Twilight Zone e no artigo dizia que The Evil Dead era o filme mais aterrorizadamente original de 1982. Sua crítica atiçou a revista Fangoria (uma das mais respeitadas revistas sobre terror) e a revista atiçou os fãs de filmes de terror. Bruce Campbell, Sam Raimi e Robert Tapert viraram nomes.

GRAVADOR DO PAI DE BRUCE CAMPBELL

O gravador que Ash e Scott encontram no porão da cabana, é na verdade o gravador do pai de Bruce Campbell, que pegou emprestado para as filmagens. A narração da fita foi feita por Bob Dorian (apresentador do canal american movie classics) e escrita por Sam Raimi e Ethan Coen.

ANTES DE EVIL DEAD

Within the Woods é um curta-metragem de terror escrito e dirigido por Sam Raimi no intuito de atrair atenção do público e de investidores para alcançar sua meta maior, a realização de um longa-metragem. A investida acabou gerando o fenômeno "The Evil Dead".


CURIOSIDADES

 O orçamento do filme foi de meros US$ 1600
O filme foi feito totalmente de forma amadora. Os protagonistas são amigos e parentes de Sam e a locação foi a fazenda de um amigo do diretor.
A maioria dos efeitos do filme foi feito com coisas pré-existentes compradas em lojas de produtos de Halloween e maquiagem.
Cordas e fita adesiva foram usadas frequentemente para segurar coisas como próteses em seus lugares.
Bruce Campbell tinha de dormir com sua maquiagem, pois o processo de remoção era muito complicado. Quando finalmente pode retirá-la, o ator percebeu que seu rosto havia mudado de forma devido ao uso contínuo da maquiagem. O rosto de Bruce voltou à sua forma normal, mas somente depois de muito tempo.
As janelas da cabana eram frequentemente tingidas de preto para filmar cenas mais escuras. Além disso, era costume virar a noite filmando para seguir a programação e não atrasar a produção.
Raimi procurou a forma mais barata de editar e obter seu filme, que fora filmado em 8mm. Sam fez o pedido de transferência para 35mm a uma empresa de San Francisco que achou estranho, mas aceitou a idéia sem precedentes. A pré-exibição mostrou um filme aceitável, mas no cinema a imagem aparecia granulada e difícil de identificar.
 Sam Raimi convenceu o gerente de um cinema de Detroit que passava filmes mais alternativos a exibir seu curta depois da sessão da meia-noite de "The Rocky Horror Picture Show", o que gerou um pequeno interesse.
- Enquanto a maioria dos críticos ignorava a produção independente local, o crítico de cinema do The Detroit News, Michael McWilliams, assistiu à première do curta e escreveu uma crítica generosa na sua coluna do dia seguinte. McWilliams disse que "ele provavelmente nunca será promovido junto às grandes produções, mas você não esquecerá tão facilmente de um curta produzido localmente chamado Within the Woods". O crítico o comparou com The Amityville Horror e acrescentou que "[Within the Woods] dá mais medo".
O filme nunca foi lançado comercialmente, mas existiu por um breve período em um VHS bootleg. As cópias desse VHS que ainda existem são todas de péssima qualidade e o filme com imagem perfeita só será visto novamente se Sam Raimi resolver um dia lançá-lo como extra em um boxset.


Um programa de tv chamado Incredibly Strange Film Show entrevista Sam Raime e mostra cenas do Within the Woods com imagens muito boas e comprova que o filme existe com qualidade melhor que se encontra por ai 





CURIOSIDADES SOBRE
EVIL DEAD
1981

Cinco jovens vão passar um final de semana em uma cabana isolada nos bosques de Tennessee. Eles encontram um estranho livro, que não sabiam se tratar do Livro dos Mortos, e após escutarem uma fita com a tradução de algumas passagens do livro, adentram em uma experiência macabra, em contato com entidades demoníacas e violência extrema. Esse é The evil dead - no Brasil Uma noite alucinante: A morte do demônio - um filme que até hoje é proibido em vários países, que quebrou paradigmas do cinema do terror e é respeitado por grandes nomes como Stephen King. Saiba todas as curiosidades sobre esta obra.

No filme, foram utilizadas tomadas em que a câmera perseguia a grande velocidade alguns personagens, representando assim uma visão em primeira pessoa do espírito que os ataca. Essas tomadas se realizaram montando a câmera em uma mesa de madeira, que era carregada por duas pessoas que a moviam rapidamente através do bosque.
 A voz demoníaca que possui os corpos pertence a Sam Raimi.
Os corpos possuídos, tanto do garoto quanto da garota (irmã de Ash) que aparecem no final do filme desfando-se pelo maligno que está dentro deles e sendo devorados por centenas de baratas e vermes, foram feitos com plasticina (massinha de modelar) e utilizando a técnica de Claymation.
Em 2005, a revista britânica “Total Film” colocou este filme em número 17 dos 50 melhores filmes de terror da história.
O filme foi proibido na Irlanda, está censurado na Coréia do Sul, estava censurado na Inglaterra até 2001, na Suécia até 1997 e na Alemanha (antes proibido).

Na realidade, na cabana de Tennessee não existia nenhum sótão, por isso, foi escavado um buraco de aproximadamente 3m² para rodar as cenas de dentro dele, mostrando que o demônio estaria olhando para fora. Lá dentro, os câmeras passavam mal porque fazia muito frio no buraco.
 Dois anos depois da estreia de The evil dead, a cabana onde aconteceram as gravações, foi destruída e queimada por um grupo de jovens.
Stephen King disse: “O filme mais ferozmente original de 1982; sem sombra de dúvidas!”. E falava sério, pois algumas pessoas que compareceram à première do filme no Festival de Cannes (a qual foi assistida por King), contam que o viram com o rosto escondidos entre as mãos durante algumas partes do filme.
Quando Sam Raimi, Bruce Campbell e Robert Tapert montaram a “Renaissance Pictures Ltda.”, seu objetivo principal era produzir um filme de terror que rompesse moldes e que estivesse um passo à frente do gênero. Estavam dispostos a assustar, transgredir e entreter até os maiores fãs do cine “gore”. Essa foi a ideia original de The evil dead.
Sam Raimi confessou a alguns jornalistas franceses que seu guia na hora de rodar um filme se baseava nos mandamentos.

1 Os inocentes devem sofrer.

2 Os culpados devem ser castigados.

3 Deve provar o sangue para se converter em um homem.

4 Os mortos se levantarão.


Todos os protagonistas são de Detroit (lugar onde aconteceu o casting). Curiosamente todas as meninas que se apresentaram ao casting, iam acompanhadas com seus namorados para saber se se tratava de pornô ou snuff, pois ninguém desconfiava que era este filme tão diferente.
O filme evitou a classificação X na base da sagacidade. Quando os possuídos eram desmembrados, Sam Raimi preferiu que seu sangue fosse branco (com 2% de leite) para enganar os membros da comissão de classificações.
O filme foi gravado por Sam quando tinha apenas 20 anos. Com uma equipe de 37 pessoas, gravou durante 3 meses nas montanhas de Tennessee.
Sam Raimi queria que o título original fosse "Book of the Dead", mas o produtor Irvin Shapiro o modificou para The Evil Dead. O motivo foi que o título proposto afastasse o público adolescente, pouco afeito à literatura.
Após a conclusão da fotografia principal, na passagem de ano entre 1979 e 1980, a maioria dos atores deixou a produção. Entretanto ainda havia boa parte do filme a ser rodada, o que fez com que Bruce Campbell rodasse várias cenas com dublês, substituindo os atores principais.

CURIOSIDADES SOBRE
EVIL DEAD II
1987

Sequência ou refilmagem?

Embora o filme lembre muito o seu antecessor, Raimi sempre deixa claro que o filme é uma sequência e não regravação, pois problemas com direitos de imagem não o deixaram nem usar as cenas originais do final de "A Morte do Demônio" no começo deste.


 Quando o Ash demoníaco agarra Annie, ele a segura com a mão direita, a qual Ash já havia perdido naquele momento;
 Quando Ash desce ao porão, a serra elétrica que ele usa em substituição A sua mão está no braço esquerdo e não no direito

 Fios e cabos são perfeitamente visíveis em várias cenas do fim do filme

 Na cena em que Ash é transportado para a Idade Média, as imagens onde ele está deitado mostram-no sobre o chão plano, mas quando as imagens mostram-no de pé ele está sobre um monte de areia

 O filme foi muito bem recebido por fãs e crítica e alguns críticos chegaram a proclamar Sam Raimi e Bruce Campbell como "deuses do cinema de horror"


CURIOSIDADES SOBRE
ARMY OF DARKNESS 
1992

 Finais alternativos

1: Ash acorda na loja em que trabalha e recepciona os clientes, principalmente as mulheres. De repente, a escuridão toma conta do local e ele percebe que o pesadelo ainda não acabou.

Final Dublado

Final Legendado

2: Ash vai para seu carro segurando a poção dada a ele por Merlin, mas toma uma gota a mais que o recomendado pelo mago. Em seguida, Ash acorda com uma longa barba e em uma Inglaterra pós-apocalíptica e grita "eu dormí demais!!!".


O final visto nos cinemas, VHS e DVD mostra apenas Ash na loja recepcionando clientes e paquerando uma delas


O final alternativo foi filmado um mês após o fim da edição do trabalho e demorou quatro dias;

As cenas no moinho e com a participação de Bridget Fonda foram filmadas após o término do filme e a custos muito baixos;


CURIOSIDADES SOBRE
EVIL DEAD
2013

 Fede Alvares e Rodo Sayagues co-escreveram o roteiro em espanhol, que foi posteriormente traduzido para o inglês e polido por Diablo Cody. Porém, poucas edições feitas pela roteirista foram usadas no filme e o Actors Guild of America votou por não incluí-la nos créditos
 Fede Alvarez, que tem alguma experiência em CGI, garantiu que "o filme não usa CGI" e que "tudo que se vê é real". Segundo o diretor, "essa realidade custou caro e exigiu muito trabalho"
 O Oldsmobile Delta 88 de 1973, de Sam Raimi, aparece em uma cena inicial do filme. O carro esteve em todos os projetos de Raimi e é uma marca registrada do diretor

 Filmado em locação em Auckland, Nova Zelândia.

Os nomes dos personagens principais são David, Eric, Mia, Olivia e Natalie. Propositalmente, a união da primeira letra de cada nome gera a palavra "DEMON" (demônio)


 A famosa cena "nós vamos te pegar!" (que aparece no filme original e no trailer deste) não foi incluída na edição final

Alusões ao original: Cena com o Oldsmobile Delta 88; o suéter com propaganda do estado de Michigan que Mia usa; colar disposto em forma de caveira no chão do lado de fora da cabana; cartas espalhadas na mesa na mesma ordem em que Cheryl as lê no original; a ilustração da Abominação no Naturom Demonto é baseada no poster do original

O áudio original da gravação do professor Raymond Knowby explicando como libertara os demônios é ouvido durante os créditos finais

 Cameos: Ellen Sandweiss faz a voz de sua personagem, Cheryl Williams, também durante os créditos finais. Bruce Campbell aparece rapidamente como Ash Williams

 Com um orçamento de US$ 17 milhões, The Evil Dead arrecadou US$ 26 milhões no final de semana de estréia. Até o momento (26 de abril de 2013), a arrecadação mundial chegou a US$ 63 milhões;

Em entrevista durante a première, Fede Alvarez revelou que uma sequência já está sendo trabalhada e terá o título "The Evil Dead 2".

ASH VS EVIL DEAD


Ash Vs. Evil Dead |  trailer e pôster da série baseada em “A Morte do Demônio”

Ash reencontrará seus demônios.

Foram divulgados o primeiro t trailer  “Ash Vs. Evil Dead’ série de TV baseada no terror A Morte do Demônio, clássico de 1981.

 Sua primeira temporada contará com 10 episódios de meia hora cada, escritos por Sam Raimi (diretor do filme original), seu irmão Ivan Raimi e Tom Spezialy.

Em Ash vs. Evil Dead’ depois de caçar monstros com sua motosserra e evitar responsabilidade, maturidade e todos os horrores de Evil Dead, Ash retorna aos velhos hábitos e é forçado a enfrentar seus demônios – tanto pessoais quanto literais – quando uma praga ameaça a humanidade.
A série dará continuidade à clássica franquia de horror “A morte do Demônio”, que ganhou um reboot para os cinemas em 2013. Como o título entrega, o protagonista é Ash Williams, o anti-herói de braço de serra elétrica, que passou os últimos 30 anos enfrentando seus demônios em 3 filmes, considerados aclamados no gênero de terror.


ELENCO DE ASH VS EVIL DEAD
Bruce Campbell volta a enfrentar demônios no icônico papel de Ash, e terá a companhia de Lucy Lawless a eterna “Xena”, no papel de Ruby, uma figura misteriosa que é míope na sua missão de encontrar a fonte de todo o mal que vem surgindo. Ray Santiago (Dexter) no papel de Pablo Simon Bolivar, um imigrante idealista e leal ajudante de Ash. e Dana DeLorenzo (Californication) será Kelly Maxwell, jovem que encontra um tipo diferente de família ao lado de Ash e Pablo.

Com a produção executiva de Sam Raimi, Ivan Raimi, Rob Tapert e Bruce Campbell, e comandado pelo showrunner Craig DiGregorio, o canal americano Starz vai lançar Ash Vs. Evil Dead no final de 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário