quarta-feira, 15 de abril de 2015

O Fantasma da Opera - 1925 - Legendado



Sinopse

Erik, um compositor louco que vive no porão do Opera de Paris, apaixona-se perdidamente pela voz de uma das jovens aspirantes a prima donna, Christine Daae. Para que possa ouví-la cantar, Erik faz planos para tirar a diva Carlotta de cena e convida Christine para aulas em sua misteriosa moradia. Mas o homem  esconde um terrível segredo que fará Christine reavaliar suas noções de amor, ódio e tolerância.

Lançado em 25 de novembro de 1925, o filme passou por diversos problemas antes de ser completado. Como o relacionamento de vários dos atores, inclusive Chaney, estava estreitando com Rupert Julian, o diretor abandonou o projeto. Edward Sedgwick então assumiu a produção e refilmou várias cenas em uma versão que foi extremamente mal recebida pelo estúdio, o qual deixou até que Lon Chaney dirigisse algumas cenas por falta de diretores dispostos a entrar no projeto. Com isso, a terceira e definitiva versão do filme foi dirigida e editada por Ernst Laemmle. Apesar dos problemas, o filme arrecadou mais de US$ 2 milhões e provou ser um sucesso no lançamento.

 A maquiagem do fantasma é outro dos triunfos do filme e de Lon Chaney, pois a Universal deu liberdade ao ator para criar o rosto desfigurado de Erik depois do enorme sucesso da maquiagem feita por ele para Quasimodo em "O Corcunda de Notre Dame" (1923). Relatos da época contam que a cena em que o fantasma é desmascarado fez com que muitos espectadores gritassem e desmaiassem nos cinemas, sendo que a maquiagem de Chaney é considerada até hoje como a mais acurada da história das versões cinematográficas do romance.

Em 1929 a produção foi adaptada ao som e ganhou cenas extras feitas e faladas por atores/atrizes diferentes. Várias cenas do filme original ganharam falas sobrepostas, embora com vozes de outros atores, pois muitos que participaram do filme, como Lon Chaney, tinham contratos com outras produtoras na época e não puderam fazer o trabalho. Por esse motivo, a Universal teve de refazer os cartazes do filme para inserir a frase "o papel de Chaney é silencioso!", uma vez que os fãs estavam esperando ávidamente pela estréia do ator em um papel falado. Essa versão arrecadou outro milhão, fazendo desse o segundo filme de maior bilheteria de Chaney, com o total de US$ 3 milhões.

que foi considerada perdida até meados dos anos 1950 quando a George Eastman House recuperou um negativo e iniciou um mistério que perdura até hoje. Essa versão traz algumas cenas alternativas, com ângulos diferentes e inexistentes no original, fatos que desafiam a compreensão de onde a GEH pode ter conseguido a cópia. Outro fator de debate é a condição da imagem que se mostra quase perfeita e parece ter sido filmada muito depois da versão original, especialmente no que diz respeito à excelente preservação da cor nos 17 minutos do filme que foram originalmente coloridos. 

TÍTULO: O Fantasma da Ópera
TÍTULO ORIGINAL: The Phantom of the Opera 
PAÍS/ANO: EUA/1925
DURAÇÃO: 93 min.
GÊNERO: Terror, Drama
DIREÇÃO: Rupert Julian
ROTEIRO: Gaston Leroux, Elliott J. Clawson, Raymond L. Schrock
OBS: Mudo

Elenco

Lon Chaney,
Mary Philbin,
Norman Kerry,
Arthur Edmund Carewe,
Gibson Gowland,
John St. Polis,
Snitz Edwards,
Mary Fabian,
Virginia Pearson

Informações do Arquivo

Qualidade de Video: 10
Qualidade de Audio: 10
Tipo de Arquivo: Mp4
Audio: Mudo
Legenda: Portugues
Tamanho do Arquivo: 280 mb

Download: abelhas.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário